quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

AS VIRTUDES

“A caridade é paciente… não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta.” (I Cor 13,4ss)  O desejo de Deus é que sejamos santos, separados do mal. Ser santo é ser separado do mal, juntar-se com outros santos, para que o perfume de Jesus Cristo seja espalhado. Deus nos chama a sermos santos. Separado do mundo corrompido, pessoas eleitas, chamadas a esta santidade que devem testemunhar a beleza de Deus lá fora. Todos que abraçam a fé são chamados a ser santos. A Igreja, no Documento do Concílio Vaticano II, parágrafo 110, traça os meios para se chegar à santidade: “O primeiro e mais necessário dom é a caridade, pela qual amamos a Deus e aos irmãos por causa d’Ele”. A pessoa que descobre o amor de Deus começa a amar o próximo. “Mas a caridade, como boa semente, cresça na alma e frutifique. Cada fiel deve, voluntariamente ouvir a palavra de Deus, com auxílio de sua graça, cumprir as obras de sua vontade, praticar freqüentemente os sacramentos, sobretudo a Eucaristia e das sagradas ações. Aplicar-se constantemente à oração, à negação de si mesmo, ao serviço fraterno atuante e aos exercícios das virtudes”.
Como exercitar as virtudes para chegar à santidade? O que é virtude? Virtude é uma força interior que nós temos, de buscar o bem, de fazer o bem, dada por Deus. Deus nos dá sua virtude, a sua força para que renunciemos ao homem velho, renunciemos às propostas do maligno e pratiquemos o bem.A Igreja nos ensina a praticar as virtudes, é preciso praticar de forma concreta, não basta ter esta força. Existem três virtudes que vêm do próprio Deus. Pelo batismo, já recebemos esta graça especial. São virtudes teologais: a Fé, a Esperança e a Caridade, que são infusas em nós no dia de nosso batismo.
“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada? Por amor de ti somos entregues à morte o dia inteiro… Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou”. (Rom 8,36). O cristão virtuoso vence todas as barreiras. Se começamos a praticar as virtudes em nossas vidas vamos sendo fortalecidos para o bem. Seremos, pela graça de Deus, vencedores do mal pelo bem… “Estamos decididos a procurar o bem em tudo” (Heb 13,18). Em tudo buscar a vontade de Deus. O que Deus quer de mim com meus problemas, com minhas angústias, com minhas preocupações. Se Deus nos repreende é para o nosso bem. Os primeiros cristãos eram virtuosos, praticavam as virtudes concretamente em suas vidas. Estavam dispostos a desprezar o mal e buscar o bem, a vontade de Deus em tudo. Se estivermos exercitando a virtude de fé, esperança e caridade nós seremos fortalecidos no amor, porque a caridade é amor de Deus.
 VIRTUDE DE FÉ: O que é fé: Fé é atitude de confiança em Deus, de depender de Deus, de precisar de Deus. A pessoa que vive na fé é uma pessoa que depende de Deus, depende da vontade de Deus. Ela não faz as coisas do seu jeito, nem resolve pelos seus sentimentos. Uma pessoa sem fé, ela faz pelos seus sentimentos. Na medida em que exercitamos “pra-valer”, as virtudes seremos fortalecidos. Para crescer na fé precisamos exercitar, pedir mais coisas a Deus. Os problemas sem solução, entregar a Deus com confiança e esperança. Pedir e aguardar com fé, não precipitar, fazer como Deus quer… Nessa vida de fé vamos aprendendo até com nossos erros, como Abraão aprendeu a ser inabalável na fé, errando. Precisamos criar oportunidades de confiar em Deus. Precisamos viver pela fé, não conformar com as situações, mas depender de Deus, exercitar a confiança em Deus. Eu confio em Ti Senhor… Se estivermos doentes, peçamos a cura com fé, acreditemos no seu poder e ele agirá. E, Deus vai nos aperfeiçoando na fé, na confiança n’Ele.
VIRTUDE DA ESPERANÇA: Temos uma mentalidade fatalista e conformista e não exercitamos a esperança. Oramos a Deus, mas no coração não há esperança de que Deus possa manifestar a Sua graça. Vivemos orando e não esperamos que Deus faça sua obra.
 Somos desesperançosos, não há esperança em nosso coração. Precisamos exercitar a esperança. Vamos sempre orar e esperar com o coração cheio de esperança de que Deus vai agir, Ele tem poder e me quer feliz…”Eu mesmo torna-lo-ei feliz”..(Os 14,8). Quem não tem esperança não alcança as graças de Deus. “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza daquilo que não se vê”. A construção sem alicerce, com o menor vento será destruída.
 A entrega a Deus é a base da esperança. Se confio, tenho que esperar a hora de Deus. Quando sentimos abatidos, temos que pedir: Senhor ajuda-nos, nós cremos que o Senhor é o Senhor de tudo. “Justificados pela fé, temos a paz em Deus, nos gloriamos até das tribulações… a fidelidade, comprovada produz a esperança. E a esperança não engana” (Rom 5,1ss). Vêm os problemas, pela fé exercitamos a paciência, eu creio e espero em Deus, não desespero. Na medida do exercício da paciência nos tornamos fiéis a Deus e a minha esperança cresce. Começamos a esperar coisas boas: a família com Jesus, os amigos libertos da morte, das trevas, do vício e do erro e com Jesus. Precisamos exercitar a esperança diante das dificuldades, das tribulações, e reconhecer que Jesus é o senhor de tudo e de todos, que Ele tudo pode, e sem Ele nada somos e assim descansar n’Ele e ele agirá.

CARIDADE: Precisamos igualmente exercitar a caridade, o amor fraterno, que vem de Deus. Caridade não é só dar “coisas” para os necessitados, não é desencargo de consciência, é amor de Deus, é doar-se aos irmãos. É fazer tudo por amor a Deus e ao próximo. A caridade não é um negócio, em que eu dou para receber. A caridade é livre. “A caridade é paciente, a caridade é bondosa, não tem inveja, não é orgulhosa, não é arrogante, não é escandalosa, não busca seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta”. (I Cor 13,4ss). Caridade é isto aí, é amor que sofre, que espera, que suporta em Deus. Não é conformismo, é suportar em Deus, É praticar o amor, é ter intenção de viver o amor. Tratar bem o irmão por amor a Deus e exercitar assim a virtude do amor. Perdoar, amar, servir o inimigo, por amor a Deus, sozinhos não damos conta, mas Deus enche com o seu amor o nosso coração e assim vamos amar os nossos inimigos. É preciso exercitar as virtudes para que aconteçam os frutos.

COMO PRATICAR O AMOR aos irmãos:
- É ter um olhar novo a cada dia: Se ficarmos olhando o passado, as dificuldades, as faltas dos nossos irmãos, dificilmente iremos amá-los. Tudo novo, a cada dia devemos renovar o nosso compromisso de amar os irmãos e dizer: Hoje vou amar mais meu esposo, a minha esposa, os meus filhos… Com um olhar novo, recomeçar a cada dia uma caminhada no amor, e fazer um compromisso de suportar, ter paciência, perdoar, não caluniar, uma caminhada nova diariamente…
- Fixar os olhos no Pai: Deus Pai ultrapassa a todos os limites humanos. É olhar para Deus que é Pai que nos ama tanto, que nos deu Seu Filho Jesus, para morrer por nós. Com vossa força, ó Pai, poderemos amar também como o Senhor ama. Por nós, o nosso desejo é de vingança, é de condenar, é de excomungar… isto é a nossa natureza. Mas devemos orar e exercitar a virtude do amor e buscar no Pai, que é fonte de todo amor, a força necessária para praticar concretamente a virtude do amor.
- Amar o próximo como a nós mesmos: Quem é o próximo? É toda pessoa que está ao nosso lado. É o irmão que está do lado. Como amar? Amar de maneira real, não só na cabeça, no intelecto, mas de forma real, concreta. É ver suas necessidades, ver se está com saúde, se está triste… amar ali, hoje no dia-a-dia.
- Buscar ver Jesus no Irmão: Procurar ver Jesus Cristo ressuscitado naquela vida, ver se Jesus já renasceu em seu coração, se já renasceu do Espírito. Deus é vida e Deus está no meu irmão. Se a pessoa não permitiu Jesus renascer nela, oremos: Ó Senhor Jesus, estás nesta pessoa, destes vida e salvação a ela, abre este coração para amar-te e és o Senhor desta vida. Entregamos e esperamos em Ti. Amém!
-         Mostrar gratuidade do amor: Tudo que fazemos para o irmão devemos fazer por amor a Deus. Nunca cansar de fazer o bem, fazer tudo por Jesus, com Jesus, para Jesus. Temos que mostrar gratuidade do amor de Deus.

VIRTUDES CARDEAIS: Estas virtudes são como cabos que giram em torno (eixo) das virtudes da fé, esperança e caridade, sendo que a principal, a central é a caridade. As virtudes cardeais são: Justiça, Temperança, Fortaleza e Prudência.
- Justiça: É ir além da lei e fazer tudo que deve ser feito por amor. É fazer as coisas certas, corretas que se encaixam. É como o microfone com o pé: encaixado, ajustado. Se dou um prato de comida, fiz justiça para com o irmão que não tem o que comer. Justiça tem muito a ver com misericórdia, é ser como Jesus.

- Temperança: É uma virtude que praticamos, é ser temperado, equilibrado. Ex: uma refeição sem sal fica destemperada. Agir com equilíbrio. Não exagerar e nem omitir.
Fortaleza: O Espírito Santo vai nos dando a fortaleza, para suportarmos os impactos do dia-a-dia. É ser forte em Jesus. Deus nos quer fazer uma rocha como Ele. Exercitemos esta virtude mesmo nas tribulações, nos problemas para caminhar na santidade.
- Prudência: É ser prudente, fazer o que deve ser feito. É examinar tudo, abraçar o que é bom e desprezar o que é mau. Não passar para frente o que não edifica. É preciso exercitar como as demais virtudes, nesta caminhada de santidade.

FONTE:Antony Barchechen
Contato
(11) 4974-9358 (Res) Apos ás 22Hrs00
(11) 4453-3968 (Com) Falar com Cintia
(11) 8969-1654 (Cel) Claro
http://twitter.com/tonypregador
www.filhosdefatima.com.br 
http://tonyfogo.blogspot.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário